A deputada federal Daiana Santos (PcdoB-RS) foi eleita presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados com 10 votos. Ela destacou seu compromisso com o combate ao racismo, à violência contra mulheres e à população LGBTQIA+, além da promoção de políticas públicas em todo o país. A comissão, criada em 1995, teve “igualdade racial” incluída no nome em 2023, reforçando sua missão.
Como presidenta da Comissão, Daiana solicitou informações à Secretaria de Segurança Pública do RJ sobre inquéritos arquivados pelos delegados Giniton Lages e Rivaldo Barbosa, ligados ao caso Marielle Franco. A intenção é avaliar o possível desarquivamento desses processos, suspeitando de prevaricação e investigações falhas.
A Comissão requer cópias dos inquéritos e laudos dos períodos em que os delegados atuaram. Segundo a deputada, é necessário garantir transparência e responsabilização nas investigações. O relatório da PF indica que crimes relacionados ao Escritório do Crime permaneceram sem avanço sob gestão dos delegados citados.